Apresentação do tema

Este eixo aborda os mecanismos, movimentos e fluxos de distribuição e consumo dos discursos em diferentes mídias (TV, rádio, jornal, internet, cinema, revistas etc.). Seu objetivo é contribuir para a ampliação da capacidade de leitura crítica da realidade e possibilitar escolhas conscientes dos estudantes sobre a forma de consumir e produzir discursos.

Assim, os estudantes irão refletir sobre as condições de produção dos discursos na contemporaneidade, as variadas formas e os objetivos da manipulação de informações ao longo da história, o impacto da democratização do acesso aos meios de comunicação sobre a produção de conteúdo, as relações entre as questões de autoria, trabalho colaborativo e propriedade intelectual.

Além disso, poderão investigar as questões relacionadas aos limites entre o público e o privado, à superexposição da intimidade, às implicações do culto à celebridade, à atuação dos youtubers e dos digital influencers, ao império das fake news e seus equivalentes em outros momentos da história.

Os estudantes serão estimulados a analisar os discursos veiculados nas diferentes mídias, a problematizar sua experiência individual e de sua comunidade como consumidores e produtores de discursos e a participar do debate sobre a ética no que é dito, compartilhado, ouvido e visto.

Fonte: Guia Do Eixo Integrador Interáreas – 2019.

 

Produto Final

Como produto final escolhemos a criação de uma Web Rádio Escolar, conforme sugestão do Guia do Eixo Integradores Interáreas. Nesta iremos trabalhar a elaboração de roteiros, grades de programação, gravação de programas sobre os diversos temas de relevância na comunidade escolar, produções de reportagens e etc.

A partir do momento que a Web Rádio estiver pronta poderá ser usada como instrumento de divulgação de boas práticas de nosso Centro Educacional SESI 300 – “Israel Dias Novaes” de Avaré/SP, bem como, de toda rede SESI-SP de ensino.

 

Licenciamento

Esta Web Rádio Escolar não visa nenhum tipo de lucro, ela criada com um único propósito que é disseminar conhecimento e está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons